quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Como arranjar emprego na Suíça

Não, não vou passar nenhuma fórmula milagrosa que vai resolver todos os problemas do mundo, e muito menos dizer algo de novo que nunca tenha sido dito.
Quero apenas com este post esclarecer que eu não trabalho em recursos humanos, não tenho uma agência de emprego nem conheço ninguém que "arranje um tacho".
Limitei-me a enviar currículos a torto e a direito, batalhei e consegui emprego da forma mais límpida e comum possível: desunhando-me a procurar.
Referindo-me só e apenas à minha área, encontrar emprego cá não é mais fácil que em qualquer outro sítio pela Europa fora. Desenganem-se os que pensam que este país é o pote de ouro no fim do arco-íris. Há alguma oferta (não tanto como em outros tempos), mas o grau de exigência é elevadíssimo. Falar alemão é quase um must e raras são as ofertas que não o exigem como requisito base. No entanto ainda é possível trabalhar na Suíça falando apenas inglês. E depois a experiência profissional. É muito chato, porque todos nós temos que começar por algum lado, mas a verdade é que aqui não é o lugar. Principalmente se ainda residirem noutro país. Nenhum recrutador vai fazer deslocar uma pessoa que nunca trabalhou na vida e incorrer no risco de esta não se adaptar, não gostar de trabalhar ou simplesmente não servir e ter que voltar para o país de onde veio.
Esqueçam a ideia de vir cá passar uns tempos e "entregar uns currículos". Pelo menos por cá, isso já não se usa. De nada serve ir bater às portas das agências de emprego com o cv debaixo do braço. A maioria vai pedir-vos que enviem na mesma por e-mail, e uma grande parte nem sequer vai aceitar a versão papel. O mesmo se aplica às empresas: andar de porta em porta não resulta. Na maior parte das vezes não vos deixarão entrar, muito menos se disserem que é para entregar um currículo.
A melhor forma de procurar emprego é a mais básica: via internet. Existem vários sites, sendo que o mais popular por estas bandas é o jobs.ch, onde eu própria encontrei a oferta para a posição onde hoje trabalho. Os sites das agências de emprego também são uma boa fonte, uma vez que é bastante comum aqui que as empresas recorram a agências para recrutamento. Tenho ouvido que a mais eficiente para estrangeiros é a Michael Page.
Um dos maiores problemas que tenho encontrado entre as pessoas que me pedem ajuda é precisamente o cv. Se não têm ideia do que colocar num cv, usem uma ferramenta on-line. Usem o europass, por exemplo. E se procuram um emprego como secretária admnistrativa, não escolham uma foto em que parecem uma barmaid! Não esquecer que estamos a concorrer para emprego em outro país, onde as pessoas não sabem o que é ZON, a Casa das Sandes ou o João Ramiro e Filhos Lda.. Expliquem devidamente qual é a área de actividade das empresas onde trabalharam anteriormente e os detalhes da vossa função. Se não têm experiência profissional relevante, coloquem qualquer outro tipo de actividades que tenha feito: voluntariado, seminários, formações complementares... Enviar um currículo de onde só consta a formação académica, a menos que seja para um estágio, é o mesmo que estar quieto. E não esquecer a carta de apresentação. Não vale andar a procurar modelos "pré-fabricados" na internet.
Outra ferramenta útil para procurar emprego cá é o linkedin. Criem um bom perfil, completo e com fotografia e comecem a vossa rede profissional. Concorram a ofertas de emprego e mantenham-se activos e eventualmente alguém pode reparar em vocês. Não caiam no erro de criar um perfil inteiramente em português, pelos motivos óbvios.
As cunhas, o factor "C", whatever, whatever... não funcionam aqui. Um amigo que conhece uma empresa que precisa de uma pessoa com determinado perfil e que vos arranja uma entrevista, sim. Mas o emprego não está garantido por causa disso.
Muito importante é não desistir. Insistir até à exaustão. Quando pensarem que já não dá mais, alguma coisa acaba por aparecer.

45 comentários:

  1. OLá...

    Gostei de ler o teu blog, especialmente esta parte no que toca a encontrar emprego nesta cidade que para mim é a melhor eleição, Zurich ou arredores... Sou recém-licenciado em Fisioterapia, não sei como está o mercado de trabalho nessa área, mas estou determinado a tentar no ano 2014, até lá vou especializando-me e integrar-me na Universidade do Minho, apenas para aprender o alemão que é sem dúvida crucial para a integração no mercado de trabalho, especialmente na minha área...
    Gostaria de saber se Zurich tem uma comunidade Portuguesa. Pergunto isso porque não deve ser fácil cair de para-quedas para um determinado sítio, sem conhecer ninguém.

    Cuprimentos de

    Fernando Afonso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando,

      Antes de mais, obrigado pela visita. Fico feliz por saber que as minhas dicas te são úteis.
      Devo concordar que especialmente na tua área o alemão é de facto fundamental, será mesmo difícil arranjar trabalho caso não fales. Mas é uma excelente ideia começares a preparar a longo prazo a tua mudança para cá.

      A comunidade portuguesa em Zurique é bastante grande, e dentro dessa comunidade existem centenas de pequenos grupos, por isso não terás qualquer problema em conhecer pessoas. Existe inclusivamente um grupo no facebook para falantes de português em Zurique, Zug e Luzerna (https://www.facebook.com/groups/217788818331956/). Através deste grupo, organizamos muitas vezes eventos para as pessoas se conhecerem entre si e partilhamos experiências e dicas para os recém-chegados.

      De resto, qualquer coisa que precises, não hesites em perguntar!

      Catarina

      Eliminar
    2. Pode parecer estranho (ou não...) mas eu não tenho conta no facebook. Porém, fica registada esta informação, caso decida depois abrir conta...

      Obrigado e continuação!

      Eliminar
    3. Fernando, nada estranho! Caso continues a não ter facebook e sempre decidas vir para cá, podes contar comigo para te manter informado sobre os eventos e iniciativas!
      Boa sorte,
      Catarina

      Eliminar
    4. Fernando somos "mais que as maes" em Zurique encontras portugueses sepre que quiseres

      Eliminar
  2. Olá Catarina,

    Por entre anúncios e desesperos, dei de caras com o teu blog. Este teu post só veio a confirmar daquilo que me tenho vindo a aperceber nestas 6 semanas desde que cá estou. Tenho visto tanta oferta, mas metade tenho de descartar porque não tenho bases da língua alemã, depois menos uns anúncios porque não tenho experiência profissional... Bem, todos os dias tenho enviado CV's com carta de motivação. Esta semana vou a uma pequena entrevista de uma agência de recrutamento, vamos ver se consigo alguma entrevista de emprego a partir daí.

    Boa sorte nas peripécias!

    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa!

      Antes de mais bem-vinda, ao blog e à Suíça! Estás em Zurique mesmo, e há quanto tempo? Qual é a tua área?
      Boa sorte para a entrevista!

      Catarina

      Eliminar
  3. Ola, após dez meses aqui lá consegui um trabalho.
    estou na área da construção e mesmo assim, vi me e desejei me para conseguir um trabalho.
    agora só me falta arranjar um alojamento mas isso ate me tira o sono devido aos preços das rendas. aqui em zurique de 1500 pra cima.
    bem mas tirando isso tudo pago ainda me sobra algum para comer. lol
    de facto a suiça já não é o que era

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo, é bem verdade que nem no sector da construção é fácil encontrar trabalho. Mas o passo mais importante está dado.
      Arranjar casa é claro difícil, mas não é impossível.
      Sugiro que procure na periferia. As pequenas vilas próximas da cidade (de Baden a Winterthur) têm preços bastante mais acessíveis. Boa sorte!

      Eliminar
  4. Muito obrigado! Bastante útil! Continua a postar assim :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita! Farei os possíveis para que a informação continue a ser útil e pertinente :)

      Eliminar
  5. Bem, é realmente bom saber que não estamos sozinhos nesta luta de encontrar trabalho, eu não estou ai mas está o meu marido que é arquiteto mas que nao sabe alemão.... tem um cv óptimo, não só em experiência profissional na arquitetura, como em avaliações. Estamos completamente desesperados à procura de trabalho temos uma filha e outro a caminho, estes tem sido os motivos da nossa luta. Todos os dias de manhã lá vai ele bem cedo já com o dia preparado após ter estado à noite a ver as proposta que saiam, umas manda por net, outros desloca-se ao sitios para falr com os responsáveis, mas é tudo complicado pedem sempre alemão alemão alemão, e após ter dias e mais dias a ouvir a msm coisa a pessoa vai abaixo.... Não sei se vai conseguir mas eu tento ser optimista e esperançá-lo que sim e que tudo vai correr bem. Se por acaso alguém conhecer um sitio que precisem de arquitetos que so seja necessario falr ingles por enquanto, por favor digam!!!!
    bjs Cat, e boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana. Estou solidária com a vossa situação. O meu namorado é engenheiro industrial e demorou seis longos e penosos meses para encontrar trabalho cá. Todos os dias eram iguais e desmotivantes. Ele também não falava alemão. Mas conseguiu, depois de muitas portas se terem fechado.
      Paciência e muita força.
      Não sei se ele já tentou a agência Michael Page - é sempre um bom recurso para quem só fala inglês.
      Nos entretantos e já que infelizmente vai tendo algum tempo livre, seria importante que ele se inscrevesse num curso de alemão (no Migros, por exemplo - que são mais económicos). As empresas levam bastante em conta o facto do candiato estar a aprender a língua, mesmo que ainda não a fale.
      Boa sorte e não desistam já:)

      Eliminar
  6. Olá boa noite,
    Parabéns pelo teu blog. Realmente tens toda a razão no teu post!
    a 3 meses que tento todos os dias encontrar um trabalho na suiça, através do Jobup e do Jobs, mais no cantão de valais, porque tenho lá familiares para me darem alojamento e apoio inicialmente, mas as respostas todos os dias são negativas. Já respondi a várias ofertas na minha área, Segurança privado e a resposta vem sempre a mesma que atribuiram a oferta a outra candidatura.
    mais informo que tenho 12 anos de experiencia profissional, falo o Inglês, o Espanhol e tenho bases do Françês, porque estou a tirar um curso.
    mesmo assim não é nada fácil encontrar trabalho. Pois por enquanto ainda estou empregado na maior empresa de segurança em Portugal, mas só vou para a Suiça com trabalho previsto.

    Cumprimentos,
    Marcelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcelo, antes de mais desculpa a demora da minha resposta, andei um pouco ausente das lides bloguistas :)
      Espero que entretanto já tenhas conseguido arranjar emprego. Caso contrário desejo-te muita sorte e que não desistas já! Normalmente demora, mas acaba por aparecer!

      Eliminar
  7. Ola como consigo entrar no facebook da comunidade portuguesa na suiça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, antes de mais desculpa a demora.
      A comunidade portuguesa em Zurique é bastante grande, e dentro dessa comunidade existem centenas de pequenos grupos, por isso não terás qualquer problema em conhecer pessoas. Existe inclusivamente um grupo no facebook para falantes de português em Zurique, Zug e Luzerna (https://www.facebook.com/groups/217788818331956/). Através deste grupo, organizamos muitas vezes eventos para as pessoas se conhecerem entre si e partilhamos experiências e dicas para os recém-chegados.
      Quanto às restantes comunidades portuguesas de outras regiões da Suíça infelizmente não tenho qualquer informação.

      Eliminar
  8. olá Ana Esteves,
    aqui segue alguns links do facebook.
    http://www.facebook.com/#!/groups/pt4ever.suica/?fref=ts
    http://www.facebook.com/#!/portugueses.dasuica?fref=ts
    http://www.facebook.com/#!/emigrantes.portugueses.1?fref=ts
    http://www.facebook.com/#!/portugueses.emigrantes

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde ,

    Em primeiro lugar quero dizer que este blog está realmente muito bom e informativo . No que diz respeito á minha "situação" , estou a começar a desesperar . Há mais de 1 ano que procuro trabalho na Suiça , tenho nacionalidade Suiça , fiz os meus estudos e cresci no cantão de Bern . Ja enviei CV's para todo o lado e mais algum , tive algumas entrevistas telefonicas mas todas sem sucesso , o maior problema reside de facto em me encontrar em Portugal . Se alguem souber de alguma coisa , pff digam! A minha lingua materna é o Alemão( Suiço) e domino tambem o Francês .
    Obrigado e bem haja a todos.
    Boa sorte!

    Cumprimentos

    Miguel Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel. Desde já bem vindo ao Peripécias e muito obrigada pela sua opinião!
      Desconheço a sua área de estudos, mas de qualquer forma uma pessoa na sua situação teria à partida bastante facilidade em encontrar emprego aqui. O único problema é mesmo estar em Portugal. Com tantos portugueses por cá, nenhuma empresa vai trazer mais um só porque sim. Se tiver a oportunidade aconselho vivamente a que venha para cá, nem que temporariamente. Prepare um bom cv em Alemão, dando ênfase ao facto de ser a sua língua materna e não desista durante o primeiro mês. Neste país arranjar emprego demora sempre vários meses, mesmo para os locais. Boa sorte!

      Eliminar
    2. Ó meu amigo, isso nem se devia dizer... Com o Suiço alemão a entrada mais óbvia na Suiça é sempre sempre a hotelaria. Ou service (dizendo que tem experiencia e aqui nos hotéis é só à americana que qq um faz) ou até para recepção e bar! Com o Suiço Alemão eu já era rei, amigo porque espera? Depois é só ir procurando, desde que saiba o suiço alemão ao menos, dependendo da vontade e disponibilidade, pode sempre estudar. Um cursinho de 3 anos e já é segurança privado. Há tantas possibilidades para açguém na sua situação...

      Eliminar
  10. Olá, boa noite, chamo-me Ana Paula e vivo no Porto,sou casada e tenho dois filhos, uma rapariga com 20 anos e um rapaz com 13, sou Assistente Operacional num Hospital. Estou a escrever pelo seguinte,o meu marido esta a trabalhar em Zurique á quase um ano e meio e eu gostaria de ir para ai viver com eles.Agora a minha pergunta é a seguinte,será que consigo arranjar com alguma facilidade emprego na minha área ou talvez noutra, a escola para os miúdos é dificil de arranjar, é verdade que indo para ai atrasam um ano os estudos?É dificil para os miúdos a integração na lingua alemã?Pq em principio se formos para ai já vamos com umas "luzes em alemão". Por favor tente responder-me pq realmente estou num dilema .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Ana Paula. Vou ser bastante objectiva consigo, já que não pretendo deixá-la com expectativas elevadas. Não acredito que consiga encontrar trabalho cá na sua área, pelo menos de imediato. Ter "umas luzes" de alemão não basta, é praticamente igual a nada, já que não serve para trabalhar.
      Quanto aos vossos filhos, uma vez que não falam a língua, é natural que não possam ser colocados no mesmo ano que frequentam em Portugal. A menos que pretenda colocá-los num colégio internacional com aulas em inglês, por exemplo. Este tipo de colégio é privado e normalmente caríssimo. No entanto acredito que, com a convivência com os colegas de escola e com a falta de alternativa, os seus filhos irão aprender alemão rapidamente, e por isso não me preocuparia nesse sentido.
      O facto de o seu marido já se encontrar instalado e a trabalhar, garante-lhe a vantagem de poder vir sem riscos e levar o tempo que lhe seja necessário a procurar trabalho, já que tem alguém a assegurar os custos que a vossa vinda irá implicar. Por outro lado, tem alguém à sua espera para a ajudar com toda a logística que a chegada a um novo país implica.
      Pesando os prós e os contras, e não querendo dar-lhe qualquer garantia ou expectativa, estando eu no seu lugar, arriscaria. Mais que não seja pela possibilidade de voltar a ter a família reunida, independentemente dos sacrifícios que isso pudesse implicar.
      Qualquer que seja a sua escolha, desejo-lhe muito boa sorte!

      Eliminar
    2. ola boa noite chamo me Dany Antunes tenho 27 anos e estou a pensar seriamente em emigrar para a Suíça, sou osteopata com formaçoes complementares da medicina tradicional com terapia sacro craniana e caso me pudesse ajudar em saber se posso ter sorte na minha area ou se devo procurar outra area..
      eu posso trabalhar em qualquer areá, pretendo é poder seguir a minha vida e começar um futuro melhor.
      a linguá francesa para min não sera problema pois eu falo bem francês inglês, se me pudesse dar umas dicas agradecia lhe imenso.
      cumprimentos

      Eliminar
    3. Boa noite Dany e bem-vindo.
      Toda e qualquer dica que lhe posso dar está no post acima. Infelizmente é tudo o que sei.
      Boa sorte!

      Eliminar
  11. Olá amigos estou um tanto ou quanto confuso com tudo aqui na suiça, falo razoavelmente o inglês, cheguei no dia 08 estou em casa de um amigo. Hoje sai pela primeira vez a procura de trabalho em áreas de construção civil mas sem sucesso...meu colega está a trabalhar na área mas de momento nao estao precisando. Vejo dificil esta nova etapa da minha vida, enviei ja alguns curriculos para empresas de trabalho temporario...vejo complicado os tempos que se avizinham...tenho a minha esposa e 2 filhos em portugal e queria muito poder dar algo de melhor para eles! Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Olá Catarina,

    Desde já os meus parabéns pelo blog, realmente pode ser uma ajuda.
    Gostaria de saber a tua opinião sobre a minha situação.
    A minha namorada teve uma proposta para a Suiça, como Enfermeira.
    a minha empresa estava com difilculdades, e coloquei o meu lugar á disposição, pelo que me encontro neste momento com subsidio de desemprego.
    estou em Lausanne (á uma semana) e sou Engº de informática.
    Sei falar Françês (entre o B1 e B2), Português, Inglês e Espanhol. Pensas que vou ter dificuldades a arranjar emprego?
    Podias-me indicar agências de recrutamento em Lausanne que recrutem na parte Francesa?
    Que conselhos me dás para iniciar a minha procura de emprego?
    Obrigado pela ajuda e mais uma vez parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo, todos os conselhos que lhe poderei eventualmente dar, bem como as agências de emprego estão no texto acima publicado.

      Eliminar
  13. Olá Catarina,

    Na procura de dicas e procuras de emprego, 'encontrei' o teu blog. E quero desde já congratular este teu post, como também, este teu espaço bloguistíco. Tenho 23 anos, cheguei há dois dias de Portugal à procura de uma vida melhor... Encontro-me em Neuenegg, procurando trabalho na zona de Bern. Experiência profissional é pouca, trabalhei como Operadora de Caixa e Reposição. Fui militar durante 4 anos. Tenho o 12º ano com média de 14 valores e possuo as cartas de condução A, B e C. Falo inglês e estou a aprender Alemão, pois como dizes "falar alemão é quase um must". Estou disposta a trabalhar em qualquer coisa, pelo menos nesta fase inicial, de modo a conseguir o permisso L.

    Obrigada pelas dicas e continuação.

    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, muito obrigada por me ter respondido ás minhas perguntas.
      Estou aqui novamente para lhe colocar mais algumas questões.
      Como ja mencionei o meu marido está a trabalhar em Zurique desde Agosto 2011 mas só assinou contrato com a firma em Janeiro 2012, o que acontece é que ele tem recebido sempre o salário mas até á data de hoje nunca teve um recibo desse salário.Sabe que o patrão lhe desconta uma quantia mensalmente mas não sabe de concreto para que é esse dito desconto.
      Agora a minha pergunta é a seguinte como é que num pais tão exigente este dito patrão consegue fazer esta ilegalidade?
      Mais uma questão, nesse preciso mês de Janeiro o meu marido pediu-me para lhe mandar uma fotocópia da cédula do meu filho mais novo para que lhe fosse atribuido abono de familia, o que até a data ainda não recebeu nada.
      É mesmo certo que ele tem direito ao abono ou não?
      Catarina, mais uma vez muito obrigada e fico a aguardar a sua resposta.
      Cumprimentos
      Ana Paula
      Ana Paula

      Eliminar
    2. Olá Ana Paula. Aqui não existe a prática corrente da entrega de recibos de vencimento. No entanto, o seu marido tem o direito de exigir o detalhe do pagamento feito a cada mês (na minha empresa recebemos um resumo mensal). No início de cada ano deverá ser-lhe entregue um documento oficial onde aparecem discriminados os descontos para efeitos de seguro, poupança reforma, impostos, etc. feitos no ano anterior. Para obter aconselhamento legal pode contactar a Autoridade para a Emigração e Trabalho do seu cantão: http://www.bfm.admin.ch/content/bfm/fr/home/die_oe/kontakt/kantonale_behoerden/adressen_kantone_und.html

      Eliminar
  14. Boa tarde a todos !!

    Não sei se hei-de ficar contente ou triste por não ser a única nesta posição!!!
    Sabendo falar francês corrente e o inglês pensei que não seria tão dificil arranjar trabalho, mas sim arranjar um que me desse oa papeis. Cheguei a Zurique em Janeiro do ano passado, falando com imensa gente arranjei um trabalho só a lavar cabelos num cabeleireiro e fazendo unhas de gel. Havendo pouca clientela e não tendo papeis, andava sempre a ver outras coisas e falar sempre com todo o mundo. Quatro meses depois de bater com a cabeça nas paredes e prestes a desistir, ligou-me um senhor dizendo que andava desesperado a procura de alguem para trabalhar no restaurante e que me indicaram!!! Fiquei ansiosa e ao mesmo tempo super nervosa, pois trabalhar num restaurante italiano com bom nome numa empresa bastante conhecida seria algo novo e empulgante!!
    Sorte a minha, para alem do meu chefe ser portugues, os portugueses são bem vistos nesta empresa! :)
    Já cá trabalho a um ano, mas o facto de nunca ter tempo para o namorado e as actividades familiares deixa-me muito triste. A vida resume-se ao restaurante!
    Qual o meu desespero agora para arranjar outra coisa mesmo com papeis ?? Perceber o alemão, falar francês e inglês não chega.
    Caso para dizer que está dificil para todos ... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês. Compreendo o seu desespero. Infelizmente a procura de força laboral aqui está muito mais voltada para candidatos fluentes na língua local e com formação superior. Sem um dos dois (atrevo-me a dizer, ambos) fica muito complicado arranjar uma boa posição. Invista no Alemão, que perceber não chega, e boa sorte!

      Eliminar
  15. Sou o Fábio tenho 20 anos estou com muitas dificuldades económicas somos um agregado familiar com 3 (mãe, irmã e eu) só com o abono de escola da minha irmã + pequena reforma da minha mãe no valor de 302 euros. minha irmã estuda no 12 ano. meu pai abandonou minha mãe em Julho de 2012 cortando contactos com a gente devido aos problemas mentais tendo esquizofrenia indo morar para casa duma irmã (minha tia) em Alcochete e nós somos da zona de santo Tirso . Devido à conjuntura familiar e do país estou com a ideia de emigrar, porque aqui não consigo encontrar trabalho (farto-me de mandar currículos e fazer fichas de candidatura de empregos e até ao momento nada). Já estive no Luxemburgo 2 meses em remich que faz fronteira coma Alemanha , fazendo uns biscatos. meus pais já estiveram na suíça , concretamente em sisikon a trabalhar no hotel tellsplatte e em altdorf no cantão uri . Tenho o 11º ano e tenho a necessidade de emigrar para qualquer país Suiça , Luxemburgo, França,Alemanha , Bélgica) estes de preferência Por favor se alguém souber de alguma oportunidade de trabalho seja estufas, construção , hotelaria, qualquer coisa me contactem procuroempregourgente@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fábio, lamento não conseguir ajudar. Resta-me desejar-lhe toda a sorte do mundo. E força!

      Eliminar
  16. Boa tarde olhe eu gostei do blogue e eu ando a procura de trabalho sera que me pode ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se leu o que escrevi perceberá que não posso ajudar mais do que com a informação acima. Lamento.

      Eliminar
  17. Boa noite Catarina,
    Antes de mais gostaria de lhe dar os parabéns pelo Blog e pelo tempo dispensado a responder a todos que por aqui passam. Obrigado!
    A minha questão é muito simples... Ou não! :S
    O meu namorado vive em Lausanne há quase 4 anos. Queremos viver juntos ainda este ano mas tivemos conhecimento sobre o barramento das fronteiras da Suíça a todos os países Europeus desde o dia 1 de maio 2013.
    Gostaria, assim, de saber qual a minha hipótese e o que devio fazer para conseguir o permi (B) tendo em conta a minha situação.
    Obrigado pela atenção!!
    Juliana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Juliana, tentei ajudar com a sua questão no último post do blog. Espero que seja útil!

      Eliminar
  18. Ola, tenho 19 anos e eu e uma amiga viemos para suiça, na cidade de raron, minha tia mora aqui e minha madrinha em yverdon, a gente sabe ingles mas percebemos que poucas pessoas aqui falam ingles, somente alemão ou frances, queremos fazer curso ou trabalhar, algumas dicas por favor ? de cursos em cidades aqui perto para estrangeiros,pq queremos ficar aqui mais do que 3 meses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Samara, sem falar francês e sem formação superior talvez seja difícil. Como primeiro passo, aconselho a que se inscrevam num curso intensivo de Francês. A Migros Klubschule é uma opção económica e eficaz: www.klubschule.ch

      Eliminar
  19. Hallo,
    Gostaria de partilhar os meus planos e pedir algumas informações se possível.
    O meu nome é Cristiana e em Dezembro viajo para Zurique, onde vive a minha mãe desde Março.
    Estou desejosa desta nova fase da minha vida e pretendo integra-me o mais rápido possível na cultura, língua e profissionalmente. Portanto já comecei um curso de Alemão na Universidade do Minho, nível A1, para ir o mais preparada possível.
    Fiz algumas pesquisas sobre a cidade e cursos e descobri que existem imensos sítios/escolas de línguas. Podes me dizer, pelo teu conhecimento qual a mais em conta ?...Tenho consciência que a língua é fundamental e pretendo adquirir o nível B1 o mais cedo possível.

    Muito Obrigada e aguardo resposta..

    Cristiana Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Cristiana, recomendo a Migros Klubschule, é uma opção económica e eficaz: www.klubschule.ch
      Boa sorte!

      Eliminar
    2. Boa tarde Cat, Obrigada por responderes .
      Vou tratar de entrar em contacto com a Migros Klubschule e perceber quais os conteúdos que se enquadram na minha situação.
      Estou mesmo a precisar desta mudança e acho que vou gostar muito da cidade...espero um dia conhecer.te pessoalmente Cat !
      Mais uma vez,
      Obrigada..

      Eliminar
  20. Ola boa tarde, estive a ler o teu texto e realmente e bastante claro e esclarecedor, eu vou para a suica mas sem trabalho, vou pk o meu marido vai e ja tem trabalho e contrato e como eu n tenho ca trabalho iria experimentar a minha sorte! Talvez na suica arranje trabalho, o unico senao e k n sei falar alemao, estou a ter aulas para pelo menos comecar a entender o basico e ixo deixa-me receosa pois axo k nao me vai ajudar a encontrar trabalho la, apesar de ja ter mts anos de experiencia de trabalho principalmente na area de restauracao! Mas é sempre bom ler artigos como estes k nos ajudam a esclarecer algumas duvidas e nos dao alguma motivacao e esperanca!

    ResponderEliminar