sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ventos de mudança


Como a vida dá voltas! E não é que desta virou mesmo para o lado certo? Bem, a palavra-chave de todo este assunto é Zurique, e é por isso que as peripécias vão mudar de cidade. Mas vamos começar pelo início (e não pelo fim :P ) para que vocês, queridos amigos, (e eu) possam entender todo este assunto da mudança.
Quando tomei a ponderada decisão de ser Au pair, o objectivo era passar algum tempo a fazer algo que gostasse, e que isso me permitisse procurar um emprego a sério, na minha área, fora de Portugal e com segurança. Sim, porque ir para o estrangeiro "com uma mão à frente e outra atrás" nunca é boa ideia. Adiante, queria (ou queríamos, porque convém salientar que durante todo este tempo tive ao meu lado a melhor pessoa do mundo, e que sem ela nada disto seria possível) ir para um país com boa qualidade de vida e de trabalho, bons salários e um clima não muito quente. Utopia? Não: Noruega, Suécia ou Suíça. E Chevry foi a melhor proposta que apareceu num espaço de três meses de procura. Ficava junto à fronteira, numa localização economicamente estratégica, devido à possibilidade de trabalhar do lado suíço e viver do lado francês, muito mais barato.
Confesso que nos primeiros meses relaxei um pouco, tinha acabado de chegar e a região era tão maravilhosa que não queria logo ter de partir. Por isso a minha procura por emprego não foi muito vasta (nada, vá...). Mas, como disse há uns dias a minha amiga do coração Ritta no seu País dos Sonhos, a necessidade de estímulo intelectual (e não só) começou a pesar e, numa noite de Domingo em Novembro, decidi enviar uns cv's. Na Segunda de manhã recebi a minha primeira (e única) resposta positiva. Fui a uma entrevista na semana a seguir e, quase sem dar por isso, tornei-me na nova Assistente de Comércio Internacional da Bureau Veritas Suisse. E depois disto não haverá muito mais a dizer: excelentes condições, bom salário, grandes hipóteses de progressão na carreira e várias viagens de trabalho pela Europa. Ora, considerando a actual conjuntura da empregabilidade em Portugal e o facto de eu não querer passar o resto da vida como employée de maison, aceitei quase de imediato. Rápidos, eficazes e correctos como quase só os Suíços são, trataram logo de me enviar para Portugal o contrato, que já está bem assinado e devolvido para começar a trabalhar em Janeiro.
E pronto, aqui estou eu a escrever esta mensagem na sala comum de um hotel em Lausanne (CH), onde estou hospedada para uma formação de dois dias. Mas isso é peripécia para o próximo episódio!

4 comentários:

  1. Fantástico!
    Quando "crescer" quero ser como tu :D

    Ainda bem que tenho alguém em quem me possa inspirar para ir para fora :P
    Também estou cheios de planos para ir para fora no próximo ano..e Suíça, França e Canadá são algumas hipóteses :P

    Espero que gostes muitissimo da nova carreira!
    Boa sorteee e muito sucesso!

    Bisou**

    ResponderEliminar
  2. Bem, afinal alguem (ainda) lê o meu blog ;P sabes como estou feliz de teres finalmente conseguido! às vezes é preciso enveredarmos por caminhos menos bons para vermos a luz ao fundo do tunel!! Vais neste momento a caminho de Zurique e não sabes como isso me dói, mas ao mesmo tempo estou super feliz por ti, porque alcançaste o teu objectivo, porque estás feliz, porque estás onde queres, porque tens ao teu lado a pessoa certa!! Gostava de ter essa coragem, admito... Mas em parte acomodo-me e o tempo vai passando... Mas, ao contrario de ti, teria de ser para um pais cheio de sol ;D desejo-te toda a sorte do mundo, meu amor!!! tu mereces e eu sei q vais conseguir!! estarei sempre aqui para ti e tu sabes!!!

    do coração! ;)

    beijinho grande grande já cheio de saudades

    P.S.- e a nossa jantarada e borracheira q se escapou... :(

    ResponderEliminar
  3. Obrigado meus amores, a todos!
    Arrisquem, vale a pena!
    Beijinhos

    ResponderEliminar